Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.17/616
Título: Enfarte Agudo do Miocárdio Associado a Origem Anómala das Artérias Coronárias (um Caso Raro de Origem da Artéria Coronária Direita)
Outros títulos: Acute Myocardial Infarction Associated with Anomalous Origin of Coronary Arteries (a Rare Case of Origin of the Left Coronary Artery From the Ostium of the Right Coronary Artery)
Autor: Ramos, A
Brízida, L
Carvalho, R
Matias, F
Mourão, L
Palavras-chave: Anomalias dos Vasos Coronários
Enfarte do Miocárdio
Data: 2010
Editora: Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Citação: Rev Port Cardiol. 2010 Jul-Aug;29(7-8):1245-51
Resumo: A origem da artéria coronária esquerda a partir do ostio ou do segmento proximal da artéria coronária direita é uma anomalia congénita rara (0,03 a 0,4%), e um achado angiográfico pouco comum (0,6 a 1,3%) (artéria coronária única). A anomalia congénita coronária mais frequente é a origem separada da artéria descendente anterior e da artéria circunflexa no seio coronário esquerdo. A segunda anomalia mais comum é a origem da artéria circunflexa no seio coronário direito. Descrevemos um caso de enfarte agudo do miocárdio com localização infero lateral, que evoluiu com choque cardiogénico e disfunção ventricular esquerda graves, após angioplastia primária de oclusão proximal da artéria coronária direita, e em que não foi possível cateterizar a artéria coronária esquerda por inexistência de ostio no seio coronário esquerdo. Destaca-se o papel importante das novas técnicas de imagem, nomeadamente da angio-TC das coronárias, na identificação das anomalias congénitas das artérias coronárias.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.17/616
Aparece nas colecções:CAR - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev Port Card 2010 1245.pdf256,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.