Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.17/232
Título: Análise da Repercussão de uma Sessão Educativa sobre o Glaucoma no Conhecimento da Doença
Autor: Amaral, A
Leitão, P
Pinto, L
Ferreira, AS
Silva, JP
Silva, J
Reina, M
Palavras-chave: Glaucoma
Educação de Doentes
Terapêutica
Estudos Prospectivos
Data: 2010
Editora: Sociedade Portuguesa de Oftalmologia
Citação: Oftalmologia. 2010 Jan-Mar; 34 (1): 301-306
Resumo: Introdução: A adesão à terapêutica antiglaucomatosa é fundamental na redução e controlo da pressão intra-ocular. Os doentes com menor nível de conhecimento sobre a sua doença apresentam taxas de não adesão terapêutica superiores. Este estudo tem como objectivo a avaliação da repercussão de uma sessão de esclarecimento sobre o glaucoma e seu tratamento. Material e métodos: Estudo prospectivo que incluiu 24 doentes seguidos em consulta de glaucoma. Procedeu-se ao preenchimento de um questionário validado, sobre a doença e o seu tratamento. De seguida os doentes assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre o glaucoma. O preenchimento do questionário foi repetido após a sessão e ao fim de 1 mês. Resultados: A idade média foi 63,7 anos, 45,8% era do sexo feminino. Em 9 das 22 perguntas, mais de 50% dos doentes responderam acertadamente antes da sessão educativa. Após a realização da mesma foram 13 as respostas acertadas por mais de 50% dos doentes (p<0,001). Não foi encontrada relação entre o desempenho do questionário e a duração da doença (p>0,05) e o nível de escolaridade (p>0,05). Conclusão: Através da sessão educativa houve uma melhoria dos conhecimentos dos doentes com glaucoma, relativamente à sua doença.
URI: http://hdl.handle.net/10400.17/232
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