Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.17/1312
Título: Reflexões sobre o Ensino da Pediatria em Portugal
Outros títulos: Thoughts About Pediatric Training in Portugal
Autor: Neto, MT
Palavras-chave: Ensino
Pediatria
Sub-Especialidades
Portugal
HDE UCI NEO
Data: 2005
Editora: Sociedade Portuguesa de Pediatria
Citação: Acta Pediatr Port.2005; 36(5): 254-256
Resumo: O Ensino da Pediatria deve ser encarado como o ensino da medicina integral de um grupo etário, com especificidades muito bem definidas e áreas únicas na medicina. Devem ser tomadas em consideração as sub-especialidades que lhe são inerentes, à semalhança do que acontece na medicina dos adultos, sendo errado partir do pressuposto de que para a pediatria é necessário menos tempo de ensino. Embora saudável a competição e diversidade entre Faculdades de Medicina, seria desejável alguma uniformidade, um corpo comum de aprendizagem, nivelado por cima, pelo que é do máximo interesse a troca de experiências entre docentes e atenção à opinião dos discentes. No que respeita ao ensino pós-graduado é urgente uma reforma que actualize os currícula às exigências dos tempos modernos, permitindo que, no período oficial de formação, haja lugar para a sub especialização se o pediatra assim o entender e for entendida como útil.
URI: http://hdl.handle.net/10400.17/1312
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