Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.17/1310
Título: Opiniões de Internos e Formadores sobre Pós-Graduação em Pediatria
Outros títulos: The Tutor's and Resident's Perspectives on Post-Graduate Education in Pediatrics
Autor: Videira-Amaral, J
Palavras-chave: Formação Pós-Graduada
Pediatria
HDE PED
Data: 2003
Editora: Sociedade Portuguesa de Pediatria
Citação: Acta Pediatr Port. 2003; 34(2): 129-134
Resumo: Objectivo:Em 1996 foi oficializado o novo programa de formação do internato complementar. A principal inovação consistiu na descentralização formativa com estágios em hospitais distritais e centros de saúde. Este estudo foi levado a cabo com o objectivo de obter opiniões de internos e de formadores sobre o funcionamento do novo programa na perspectiva de futuras modificações. Metodologia: Foi distribuído um questionário a formadores (n=10) e internos (n=8) no âmbito do Serviço 1 de Pediatria Médica/Clínica Universitária do Hospital Dona Estefânia. Principais Achados: A maioria dos respondentes pronunciou-se favoravelmente a propósito do novo programa. a totalidade dos inquiridos pronunciou-se no sentido de considerar tempo excessivo de estágios em centros de saúde e em hospitais distritais. Todos chamaram a atenção para a falta de incentivos para a investigação, relacionada sobretudo com a deficiente pontuação atribuída para esta alínea nos exames e concursos. Conclusão: São reconhecidas limitações no estudo que se baseia em dados subjectivos e juízos de valor emitidos pelos dois grupos inquiridos. De acordo com os testemunhos colhidos, são sugeridas modificações tendo em consideração, noeadamente, a necessidade de harmonização com os critérios da União Europeia.
URI: http://hdl.handle.net/10400.17/1310
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