Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.17/1022
Título: Estomatologia Pediátrica – Formação por Case-Studies
Autor: Malheiro, R
Fernandes, A
Pinheiro, J
Jorge, L
Conde, M
Palavras-chave: Gorlin-Goltz
Ondine
Doença de Behçet
Disqueratose
HDE EST PED
HDE REUM PED
Data: 2011
Editora: Unidade de Estomatologia Pediátrica, Unidade de Reumatologia Pediátrica Hospital de Dona Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE
Citação: IN: Comemoração do Centenário da Especialidade de Estomatologia, Ordem dos Médicos; 2011, 27 Maio. Lisboa; IN: Ias Jornadas de Estomatologia do Centro Hospitalar da Cova da Beira; 2011, 23 Setembro. Covilhã.
Resumo: A Unidade de Estomatologia do HDE constitui local de referenciação de patologia complexa e com frequência rara. Os autores apresentam vários casos clínicos, com compromisso estomatológico relevante, seja por óbvia alteração do crescimento maxilo-facial, seja por alterações relevantes da mucosa, seja por doença multiquística dos maxilares. Assim, privilegiando-se a vertente clínica da comunicação, através da projecção de fotografias dos doentes e de outra imagiologia, apresentam-se casos de síndrome de Gorlin-Goltz, de disqueratose congénita, de síndrome de Ondine, de doença de Behcet e de síndrome autoinflamatório. Comentam-se, em cada situação, as dificuldades diagnósticas e as opções terapêuticas. Sempre que oportuno, discute-se a repercussão, quer da patologia quer da terapêutica, no crescimento da criança, na sua vertente maxilofacial.
URI: http://hdl.handle.net/10400.17/1022
Aparece nas colecções:EST PED - Comunicações e Conferências
REUM PED - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ap_93.pdf8,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.